estúdio NEXT

13 de abril de 2011

Os compositores pediram e conseguiram: Grammy 2012 terá categoria dedicada às trilhas sonoras de videogames!




Os compositores de trilha sonora para videogame estavam sentindo que seu trabalho não era valorizado. Até o último Grammy, este ramo era incluso na categoria de “Melhor Trilha Sonora para Cinema, Televisão ou Outras Mídias Visuais”.

O trabalho com videogames tem atraído muito compositores, inclusive alguns hollywoodianos já agraciados com o Grammy. John Debney declarou que “os videogames criaram um campo incrível para ser explorado por compositores e músicos” e que “a liberdade criativa e as possibilidades artísticas são tão vastas que é um meio muito desafiador”. São dele as trilhas sonoras para Iron Man 2, Predators e o lançamento da Sony para videogame Lair.

Agora, o vice-presidente da associação que organiza o Grammy, a Grammy Foundantion, Bill Fleimuth, anunciou a criação de quatro categorias para incluir as trilhas sonoras para videogame: “Melhor Música para Mídias Visuais (Cinema, Televisão, Videogame e Outras Mídias Visuais)”, “Melhor Trilha Sonora de Complição para Mídias Visuais (Cinema, Televisão, Videogame e Outras Mídias Visuais)”, “Melhor Composição de Trilha Sonora para Mídias Visuais (Cinema, Televisão, Videogame e Outras Mídias Visuais)” e “Melhor Canção Escrita para Mídias Visuais (Cinema, Televisão, Videogame e Outras Mídias Visuais)”.

No começo deste ano, o tema “BabaYetu”, de Chistopher Tin, para o game Civilization IV, ganhou o primeiro Grammy da história do videogame. Os compositores esperam que isso abra os olhos do mundo para o fato de que as trilhas sonoras para videogame empatam em muitos aspectos com as trilhas sonoras de grandes filmes.


Texto: Marina Gialluca