estúdio NEXT

26 de abril de 2011


Desde o dia 11 de março, as 81 salas da Rede CineSystem Cinemas exibem um novo vídeo de segurança, a animação em 3D realizada pela Mono3D, com trilha sonora produzida pelo Estúdio Next.

Na animação, cinco personagens- Drop, Bela, Pops, Bombo e Link – são seres invisíveis que fazem a magia do cinema acontecer nas salas da rede com toda a segurança.
Os “Cinelokos” demonstram todas as ações de segurança que devem ser seguidas dentro das salas de cinema. No filme, as personagens, sem que o cliente os veja, em diferentes pontos da sala, corrigindo o comportamento de risco do cliente.

Mauricio Domene, do Estúdio Next, ficou encarregado de compôr a canção que narra as normas de segurança ilustradas pelos personagens. “Em geral, a produção de um vídeo clip começa pela música. De acordo com a letra e o ritmo, são inseridas e editadas as imagens, fazendo a sincronia e envolvendo completamente a atenção do espectador. Mas o processo de criação da música do CineSystem foi diferente. A canção teve q ue se adequar às imagens das personagens que atuavam no clip, cantando o que os bonequinhos estavam ensinando.  A música foi criada em paralelo com a criação da animação”, conta.

O roteiro do vídeo foi escrito também como guia para a letra da música. Então, com um rascunho do vídeo para dar uma idéia do tempo aproximado de cada cena, foi possível compôr a melodia. Com a voz guia e alguns instrumentos gravados, a animação foi alterada para se adequar à música, e depois o contrário. “Um processo que se repetiu muitas vezes”, lembra Domene, “Depois da criação finalizada, instrumentos reais foram gravados,  e o cantor Vavá Rodrigues gravou o vocal definitivo”.

Finalizada a canção, era a hora da sonoplastia. “Os efeitos sonoros de cada gesto das personagens foram colocados em seus lugares: passos, gritos, falas, etc…”

E, como toque final, os efeitos e a música foram mixados em 5.1 (Dolby Surround), para que o som pudesse dar a mesma noção 3D que a imagem dava.


Texto: Marina Gialluca